Crisma Hoje
Como sempre digo em minhas concepções nada melhores do que a realidade para nos aprimorarmos na pintura. A natureza é a paleta mais completa e real que já conheci. A maior aula de pintura está na própria natureza.
Segue abaixo algumas fotos e o ensinamento técnico da pintura , a partir da realidade, também as observações sobre o formato das plantas , para desenha-las.


Técnica de Pintar copo de Leite


Estas fotos são para quem quer pintar copos de leite aproximando o máximo da realidade. Um dos grandes erros que vemos nas pinturas de copo de leite é o tamanho dos pistilos e sua cor. Vejam que as pessoas pintam ele em um tamanho maior do que na realidade é.Observando as fotos você pode perceber que em cada posição ele é de um tamanho, muitas das vezes ele nem aparece. Observar a posição do copo de leite é de tamanha importância para a colocação do pistilo em relação ao tamanho. Ele é bem visível quando fotografado de frente.

Vamos ao formato do copo de leite, ele na maioria das vezes tem poucas voltas , alguns são bem lisos, e vemos por aí copos de leite pintado com babados o que não vemos nele.As folhas sim, tem babados e mais curvaturas e seu formato é semelhante a um coração

O copo de leite tem o formato de um cone. O encontro das partes das pétalas não é reto e sim baulado e uma sobrepõe sobre a outra indo encontrar no caule.

Observem também que o amarelo do pistilo reflete no branco da flor , que deverá ser considerado quando for pintar o miolo ao redor do pistilo.

E o branco da flor vai ficando amarelo esverdeado claro e assim escurecendo até chegar no verde do caule.

Outra dificuldade que o iniciante tem em pintar a partir das fotos são os fundos. Vejam os exemplos acima cada foto foi tirada proporcionando luzes e sombras e iluminação de forma diferente.

A foto da esquerda percebe bem que ao transformar essa foto em um quadro a esquerda do quadro deveria ter cores mais escuras e a parte direita cores mais claras, pois a posição do sol está da direita para esquerda .

O pintor nesse caso pode lançar mão e fazer as mudanças necessárias para boa composição da tela. Ou seja retirar as plantas do fundo e faze-lo liso, mas obedecendo o claro escuro.

O copo de leite solitário tem um fundo claro por inteiro e a flor esta em primeiro plano. Nesse caso o pistilo esta grande, pois a foto esta de frente e tirada de bem perto.

È bom observar também as tonalidades de verde que começa com verde claro ate o caule e vai progredindo até o verde escuro.

Fica aqui um pouco da minha observação, mas vocês podem ir mais além.


Observamos que essas folhas recebem iluminação da direita para esquerda, provavelmente essa foto foi tirada lá pelas 3 horas da tarde> Vejam que a luz em algumas partes é azulada que é o reflexo do céu , se estivessem dentro de casa não poderia haver em local algum das folhas a luz azulada, pois dentro de casa não tem reflexo do céu.

O certo seria então iluminar com tons pendendo para a cor do ambiente.

Outra Observação a incidência da luz amarelada nas bordas das folhas e em outros lugares.

Se você continuar sua observação verá que muita coisa poderá ser percebida.

Daí a importância do iniciante já começar a pintar a partir de fotos, não julgo quem copia de outros artistas, mas poderá , se não observar bem, cometer os mesmos erros e até mesmo memoriza-lo.

Mas caso seja uma encomenda que você receba então faça a copia , para agradar o seu cliente, se encontrar erros corrija!!!


Pintura de Pedras.
 
Existem vários tipos de pedras e também de várias cores, mas a maioria possuem formas irregulares e aparência rústica. Uma dica para se conseguir melhor ainda a aparência de pedra e usar a espátula para pinta-las. Mas mesmo assim é bom não esfregar muito a espátula para evitar muito envolvimento da tinta. Se pintar com pincel é bom usar pincel de cerdas duras e tinta espessa.

Abaixo vamos observar os detalhes das variadas pedras que aparecem nas paisagens.
 


Vários detalhes ainda podem ser observados para pintar as pedras. Na primeira foto observamos além da irregularidade das pedras , um lodo verde por ser pedra de cachoeira as diversas cores que a pedra tem as partes onde a lua do sol não chega e as que estão molhadas são mais escuras . Na segunda foto as pedras são da mesma cor mas de tamanhos diferenciados e sobrepostas umas as outras o que faz os fundos parecer que as pedras são mais escuras.Há também pouca iluminação, pois o dia está nublado o que diferencia da 1° foto.

Abaixo uma paisagem pintada com pedras para sua comparação.

Agora pegue uma máquina, sai fotografando e bom trabalho.



Pedras pintada em paisagem de Maneco Araújo





0 Responses

Postar um comentário