Crisma Hoje
Como sempre digo em minhas concepções nada melhores do que a realidade para nos aprimorarmos na pintura. A natureza é a paleta mais completa e real que já conheci. A maior aula de pintura está na própria natureza.
Segue abaixo algumas fotos e o ensinamento técnico da pintura , a partir da realidade, também as observações sobre o formato das plantas , para desenha-las.


Técnica de Pintar copo de Leite


Estas fotos são para quem quer pintar copos de leite aproximando o máximo da realidade. Um dos grandes erros que vemos nas pinturas de copo de leite é o tamanho dos pistilos e sua cor. Vejam que as pessoas pintam ele em um tamanho maior do que na realidade é.Observando as fotos você pode perceber que em cada posição ele é de um tamanho, muitas das vezes ele nem aparece. Observar a posição do copo de leite é de tamanha importância para a colocação do pistilo em relação ao tamanho. Ele é bem visível quando fotografado de frente.

Vamos ao formato do copo de leite, ele na maioria das vezes tem poucas voltas , alguns são bem lisos, e vemos por aí copos de leite pintado com babados o que não vemos nele.As folhas sim, tem babados e mais curvaturas e seu formato é semelhante a um coração

O copo de leite tem o formato de um cone. O encontro das partes das pétalas não é reto e sim baulado e uma sobrepõe sobre a outra indo encontrar no caule.

Observem também que o amarelo do pistilo reflete no branco da flor , que deverá ser considerado quando for pintar o miolo ao redor do pistilo.

E o branco da flor vai ficando amarelo esverdeado claro e assim escurecendo até chegar no verde do caule.

Outra dificuldade que o iniciante tem em pintar a partir das fotos são os fundos. Vejam os exemplos acima cada foto foi tirada proporcionando luzes e sombras e iluminação de forma diferente.

A foto da esquerda percebe bem que ao transformar essa foto em um quadro a esquerda do quadro deveria ter cores mais escuras e a parte direita cores mais claras, pois a posição do sol está da direita para esquerda .

O pintor nesse caso pode lançar mão e fazer as mudanças necessárias para boa composição da tela. Ou seja retirar as plantas do fundo e faze-lo liso, mas obedecendo o claro escuro.

O copo de leite solitário tem um fundo claro por inteiro e a flor esta em primeiro plano. Nesse caso o pistilo esta grande, pois a foto esta de frente e tirada de bem perto.

È bom observar também as tonalidades de verde que começa com verde claro ate o caule e vai progredindo até o verde escuro.

Fica aqui um pouco da minha observação, mas vocês podem ir mais além.


Observamos que essas folhas recebem iluminação da direita para esquerda, provavelmente essa foto foi tirada lá pelas 3 horas da tarde> Vejam que a luz em algumas partes é azulada que é o reflexo do céu , se estivessem dentro de casa não poderia haver em local algum das folhas a luz azulada, pois dentro de casa não tem reflexo do céu.

O certo seria então iluminar com tons pendendo para a cor do ambiente.

Outra Observação a incidência da luz amarelada nas bordas das folhas e em outros lugares.

Se você continuar sua observação verá que muita coisa poderá ser percebida.

Daí a importância do iniciante já começar a pintar a partir de fotos, não julgo quem copia de outros artistas, mas poderá , se não observar bem, cometer os mesmos erros e até mesmo memoriza-lo.

Mas caso seja uma encomenda que você receba então faça a copia , para agradar o seu cliente, se encontrar erros corrija!!!


Pintura de Pedras.
 
Existem vários tipos de pedras e também de várias cores, mas a maioria possuem formas irregulares e aparência rústica. Uma dica para se conseguir melhor ainda a aparência de pedra e usar a espátula para pinta-las. Mas mesmo assim é bom não esfregar muito a espátula para evitar muito envolvimento da tinta. Se pintar com pincel é bom usar pincel de cerdas duras e tinta espessa.

Abaixo vamos observar os detalhes das variadas pedras que aparecem nas paisagens.
 


Vários detalhes ainda podem ser observados para pintar as pedras. Na primeira foto observamos além da irregularidade das pedras , um lodo verde por ser pedra de cachoeira as diversas cores que a pedra tem as partes onde a lua do sol não chega e as que estão molhadas são mais escuras . Na segunda foto as pedras são da mesma cor mas de tamanhos diferenciados e sobrepostas umas as outras o que faz os fundos parecer que as pedras são mais escuras.Há também pouca iluminação, pois o dia está nublado o que diferencia da 1° foto.

Abaixo uma paisagem pintada com pedras para sua comparação.

Agora pegue uma máquina, sai fotografando e bom trabalho.



Pedras pintada em paisagem de Maneco Araújo





Crisma Hoje
Essa dica é direcionado para todos aqueles que estão começando a arte de Pintura, mais ainda estão inseguros, através das dicas abaixo vou tentar tiras algumas dúvidas para que os iniciantes tenham uma noção e ganhem alguma bagagem inicial


1- Qualquer pessoa pode pintar?Em qualquer idade?


Ter o dom é muito importante, mas só isso não basta a pessoa tem que ter : paciência, força de vontade, não ter problemas de saúde relacionado com os materiais, estudar sobre a arte.
Caso tenha problema de saúde com algum material é só trocar por outro. A arte tem muitas opções não precisa parar só por isso. As tintas acrílicas produzem lindos trabalhos e são solúveis em água.
Não tem idade para começar a pintar, eu mesma comecei com 30 anos, e superei com garra e estudo, você também conseguira.! Em meu ateliê tenho surpresas quase todo dia com a imaginação e criação dos alunos, principalmente as crianças.


2-Qual o tempo estimado para estar pintando bem em tela ?


Vamos por parte: Primeiro é querer, se tiver dom nato melhor ainda, se não tiver, com força de vontade, estudo e paciência também chega lá.
Segundo praticar, praticar, praticar, se permitir errar, fazer tudo de novo, aí esta a paciência e a perseverança. Se souber desenhar ou tiver noção vai se sair melhor do que os que precisam de recursos como retro projetor de desenho ou xérox. Mas usar esses recursos não impede de dar um shou de pintura , e não quer dizer que quem desenha , irá pintar bem, já tive alunos que desenhavam extremamente bem e não conseguiram lidar com as tintas, o que vou dar dicas no anexo II , a também de teoria das cores, misturas das tintas que é muito importante para iniciantes.


3- Qual a dica para Pintar bem?


Paciência e Força de vontade , estudo, técnica, observação da natureza, das flores, animais, tudo ajuda a pintar bem. Se for arte moderna e muita imaginação.


4- Existe diferença de professor de pintura?


Cada um tem uma técnica diferente, um estilo, metodologia própria. Lembre-se: a tela é sua! O aprendizado é seu o professor é um mediador entre você e o conhecimento, é preferível você errar e fazer de novo, do que se tornar dependente do professor.
Sem os meus professores eu não teria parte da minha formação minha formação, nas aulas eu fazia de tudo para aprender as pinceladas, as misturas de cores, fazia perguntas, tirava opiniões. Procure sempre um professor que se identifique com você, pois trabalhar com pintura é trabalhar com sentimentos.


5)Como sei que estou bem na pintura, seguro para vender ou expor?


Fique com seu professor até se sentir seguro. Chegará um momento em que você se sentira pronto para o mercado, se quiser, ai é a hora de suspender as aulas de pintura e caminhar sozinho. Pois, já errou e acertou muito, já ganhou domínio. Preste atenção para não deixar passar este momento e atingir seus objetivos.
No anexo II vou dar dicas para fazer exposição, locais de vendas e mercado livre.


6) Como deve ser o local para pintar?E o que se deve usar?

Local bem ventilado, e a noite com boa iluminação.
Usar cavalete, e locais corretos para tintas e pinceis
Usar panos e jogar no lixo logo após o uso, para não poluir o ambiente.
Não usar querosene para limpeza de pinceis, é muito forte.
Deixar os materiais sempre do lado para render o serviço.
No inicio você esmo pode confeccionar suas telas ( receita no anexo II) , usar duratex para pintar, madeira de demolição , tudo é valido, pois se tiver que descartar o custo é mais baixo.
Colocar as tintas de forma correta na palheta ( dica no anexo II)
Palheta pode ser improvisada com: tabuas de carne branca, azulejos brancos etc.

7)Limpeza e conservação da pintura a óleo como é feita ?


Somente após um ano de concluída, uma obra poderá ser envernizada. Para isso, a pintura deverá ser previamente limpa com um pano macio umedecido em essência de terebintina e depois que esta estiver seca, aplica-se uma camada fina de Verniz Cristal diluído em cerca de vinte por cento de essência de terebintina.

8) Qual é a função dos solventes e secantes?


A tinta a óleo é aplicada pura ou diluída em solvente, como óleo de linhaça e o secante de cobalto.


9)  Qual é a paleta ideal?


Qualquer superfície pode servir como paleta, desde que seja impermeável e uniforme de preferência na cor branca , para ter boa condição na mistura de cores. Se a paleta for marrom escuro dificulta para verificar a exatidão do marrom que foi obtido na mistura.


10) Como transferir o risco para a tela com exatidão?


Se você tem facilidade para desenhar a tela apenas olhando o gráfico, a foto ou o próprio objeto muito bom, usar o carvão ou a tinta a óleo. Se tiver dificuldade em desenho transfira o desenho com o auxílio de um carbono ( nesse caso você pode fazer xérox e ampliar em maquinas que xerocam plantas de casa, do tamanho desejado , retro projetor , copiar o desenho em papel desenho em papel vegetal ou manteiga . Coloque o carbono sobre a tela e sobreponha o papel vegetal. É importante transferir o desenho com muita suavidade e sem pressionar a tela.


11) Quais os preparativos antes de iniciar a pintura?


Separe todo o material solicitado de uma revista, apostila ou de sua própria criação. Tenha, também, sempre um pedacinho de pano por perto. Ele será muito útil para você secar o pincel. Quando for trabalhar com solventes e secantes, como o óleo de linhaça e o secante de cobalto, separem duas vasilhas pequenas para colocá-los e uma terceira vasilha com solvente puro para lavar os pincéis, quando necessário.


12) Como evitar rachaduras nas telas


Para evitar que as desagradáveis rachaduras apareçam na sua pintura a óleo, deve-se observar uma regra técnica. É o chamado “gordo sobre magro”. Nunca se deve sobrepor camadas magras, isto é, diluídas em essência de terebintina sobre camadas de tinta diluídas em óleo de linhaça. É importante também ter cuidado com as telas convencionais feitas com óleo de linhaça compradas prontas (são as amarelinhas), que deverão ser retiradas da embalagem de plástico e exposta para secagem ao ar durante o espaço de três semanas.


13) Tela furada ou rasgada tem concerto?


Se a sua tela furar ou rasgar, basta colocar esparadrapo na parte de trás. O resultado fica perfeito.


14) Como usar corretamente o secante de cobalto?Qual sua função?


Acelera a secagem da tinta a óleo e atua na superfície, favorecendo as aplicações rápidas. Durante a execução de uma pintura sobre tela deve ser utilizado em pequena quantidade ou ainda em conjunto na diluição com óleo de linhaça ou terebintina. É mais indicado para camadas finas de tintas. Existe também no mercado o secante de cobalto em pó.


15) O que é diluente eco?


É um diluente inodoro, que promove maior conforto no uso da tinta a óleo. Indicado para a diluição da tinta, reduzindo sua viscosidade. Também é usado para a limpeza de materiais, podendo substituir a terebintina e a aguarrás, mantendo as mesmas propriedades, porém sem odor, ideal para quem tem problemas de renite , alergias a cheiro forte.


16) O que é a terebintina e qual é a sua função?


É um diluente vegetal natural da tinta a óleo e, quando utilizado, não altera o brilho e o tempo de secagem naturais da tinta. Também pode ser utilizada para limpeza dos equipamentos (pincéis, broxas etc) de pintura.


17 )Para que servem os óleos secantes?


- São utilizados na fabricação de tintas a óleo ;
- Como médiuns, isto é, quando adicionados às tintas a óleo;
- Agem como diluentes, proporcionando mais fluidez às tintas;
- Proporcionam maior “oleosidade” às tintas utilizadas nas últimas camadas da pintura;
- Podem modificar o tempo de secagem das tintas;
- Possibilitam a criação de efeitos especiais de pinturas.

18) O que é imprimatura,? Para que serve? Como é preparada?

Imprimatura, nada mais é do que colorir uma área branca para pintar. Veja o exemplo abaixo.
Pode pintar a superfície com uma cor muito clara só para cobrir o fundo branco e permitir uma melhor adesão da tinta na fase seguinte. Pode pintar toda a superfície com um tom próximo e idêntico à cor dominante da composição e pode também pintar uma “imprimatura” média / escura para dar maior contraste aos objetos.

Modo de fazer a imprimatura.


Deposite na paleta a cor desejada para imprimatura. Se a mesma for com tinta a óleo misture terebentina ou diluente inodoro misture bem e espalhe em toda superfície com um pincel. Tire o excesso com um pano limpo deixando a superfície com uma cor transparente
- Em vez de tinta a óleo pode fazê-lo com tinta acrílica. Nesta última só tem de misturar água em vez terebintina. O processo de pintura do suporte é idêntico
As imprimaturas podem ser quentes ou frias, de acordo com o seu interesse. Faça experimentações e verá que os resultados podem ser surpreendentes. É importante que a imprimatura seque completamente antes de iniciar a pintura.
Exemplo de imprimatura quente: Se você for pintar um por do sol fazer um fundo amarelo ajudará o resultado final da pintura que irá ter cores amareladas.


Obs: A principal função da imprimatura é tirar o branco de fundo da tela , além de facilitar a obtenção de meios tons. A imprimatura ou imprimação pode ser quente (amarelo ocre, terra de siena natural ou terra de siena queimada, etc) ou fria (azuis e verdes) dependendo da intenção do artista. Em muitos de meus trabalhos não foi necessário usá-la. Ela deve ser considerada uma técnica disponível ao artista, como qualquer outra.


19) As telas como vêm de fabrica já são prontas para usar ou precida que o artista faça algum preparo antes de iniciar a pintura?


Normalmente as telas oferecidas no mercado não vêm com uma boa imprimação. Por isso às vezes uso uma camada de gesso acrílico , aplicada com trincha ou pincel largo
sem diluição.


20) Posso usar fotos como referência dos meus trabalhos , de revistas ou da internet, tem algum problema em usá-las, sobre direitos autorais do fotógrafo ou do artista?


Sempre trabalho com fotos próprias mas na eventualidade de usar outras referências procuro ter certeza da fonte e, quando possível, entro em contato com o autor, ou coloco que é releitura de que autor.

21) Existe lugar correto para assinar as telas?

No caso da assinatura, o modo usual de assinar uma tela é no canto inferior direito ou esquerdo dependendo da composição. Portanto, não há regras, mas procure usar o bom senso para que a assinatura não chame mais atenção que a pintura , e se o local ou o tamanho da assinatura não vai influenciar na estética do quadro.


22) Uma pintura, já seca, pode ser retocada sem comprometer o trabalho ?

Sim, um trabalho pode ser retocado depois de seco, mas é indicado o uso de um verniz de retoque antes da nova camada de tinta.


23) Que tipo de medium é usado pra fazer veladura?


O médium mais usado para veladuras é a mistura proporcional de terebintina, óleo de linhaça e verniz Damar. Você pode variar a quantidade de cada um destes componentes dependendo do seu interesse.


24) Porque umas cores são clareadas com branco de zinco e outras com branco de titânio e, quais são elas?
Branco titânio é opaco e o branco de zinco é transparente . Usamos o branco de zinco para clarear uma cor e deixa-la brilhante e a tonalidade dela não muda. Por exemplo: se misturarmos branco de titânio ao azul cobalto , teremos uma terceira cor: azul claro ou seja um azul rebaixado - se misturarmos branco de zinco ao mesmo azul cobalto , teremos um azul brilhante.
Crisma Hoje
Preparação de Tela caseira.


1º- Corto folhas de eucatex, compensado ou madeira no tamanho desejado;

-Corto tecido 4 cm maior que o eucatex ou duratex (de preferência algodãozinho) ou pode tambem comprar os metros do tecido em tela já preparado das fábricas, quem confecciona telas , vendem pedaços .

- Preparo uma mistura homogênea de: 01 litro de tinta látex branca (de preferência Suvinil por ser bem branca), 1/2 litro de cola cascorez rótulo laranja e 1/2 litro de água.

- Com um pincel aplico essa mistura nas folhas previamente cortadas, espalhando bem;

- Coloque o algodãozinho nas folhas, tendo o cuidado de não deixar bolhas ou aparas do tecido, espalhando do centro para as bordas;

- A sobra do tecido nas laterais devem ser coladas com a mesma mistura na parte de trás;

- Aplique uma camada da mistura no tecido já colado a placa;

- Deixe secar a sombra (pois no sol empena a placa);

- Quando estiver seca, dê uma lixada de leve (usar lixa 120 para madeira), essa lixada diminui as asperezas;

- Aplique uma segunda demão da mistura e repita o passo anterior;

- se necessário, depende muito de quem está executando, aplique uma terceira demão, espere secar e só volte a lixar quando realmente for utilizar a tela.


Preparação de tela ( Segunda opção.)

As melhores telas para serem pintadas são as de algodão e linho. Independente da a tela estar ou não imprimida é necessário esticá-la e fixá-la a um bastidor (quadrado de madeira ), para poder pintá-la. A tela deve exceder para cada lado cerca de dois centímetros, o tamanho mais a grossura das réguas do bastidor, pois só assim poderá ser dobrada sobre a face de trás do mesmo e nela ser fixado com grampos ou taxas. Colocá-se o bastidor sobre a face crua do pano, de modo a sobrar para os lado das ripas de madeira que o formam, espaço suficiente para ser fixado na face da retaguarda agora virada para cima. Veremos que nos cantos se formam bicos, os quais se devem dobrar e grampear sobre um dos lados do bastidor. Lembre-se a tela terá que estar bem esticada, para ser grampeada.


Teoria das Cores.

A teoria da cor compreende um conjunto de regras básicas que permitem misturar as cores para conseguir um resultado desejado. Devemos entender que as cores são tanto produzidas por pigmentos, como produzidas por luz.
Uma boa compreensão da teoria das cores abordaremos abaixo com a formação e função das cores
Faça um estudo de pesquisa sobre as cores primárias , secundárias e complementares, isso ajudará muito voce na colocação das cores nas suas telas.