Crisma Hoje
DICAS BÁSICAS PARA INICIANTES

  • Prepare uma tábua de mdf com cola permanente. Espalhe a cola de maneira uniforme com pincel ou espátula.  Deixe secar por uns 15 min, quando ela estiver mordente está pronta para uso. Não deve estar molhada, apenas grudando no dedo.
  • Escolha o motivo a ser pintado. Estique o pano na tábua com cola permanente, retire o risco com carbono, não usar carbono preto ou azul, pois marca muito. Dê preferência ao amarelo e vermelho, carbono de computador, pois esses não mancham o tecido.Caso tenha habilidade pode desenhar com lápis 6B.
  • Tecido de algodão, com trama lisa, os cheio de caroços não são bons, os de fios abertos também não são bons.
  • Balde para lavar pincéis , da Condor pincéis.
  • Cola permanente para passar na tábua de pintar.
  • Tábua de pintar em material bem  liso
  • Palheta para tintas, eu uso caixinhas de leite cortada e lavada, a parte aluminizada, pois reciclar faz bem.
  • Panos velhos de malhas  para limpar pincel.
  • Marque mais ou menos 4 dedos da barra do pano até o início do desenho. Use um pincel ou uma régua para medir as laterais e centralizar seu desenho.
  • Inicie na pintura por riscos mais simples, como maçãs, pêras, morangos.
  • Não existe poção mágica para pintura. O treino que fará você ficar muito bom no que faz. Como tudo o que se faz nesta vida. 
  • Muito importante: Depois que você pintou seu motivo. Levante o pano da tábua com cuidado para não dobrar e manchar sua pintura. Pendure ou deixe repousando sobre a tábua, mas não deixe colado para não ficar com aquele grude da cola atrás.Após a pintura seca por umas 6 horas colocar um papel sulfit sobre a pintura e passar o ferro quente. Isso chama-se queimar a pintura, para uma maior durabilidade.
  • As cores utilizadas são apenas sugestões, você pode usar outras tonalidades parecidas ou de sua preferência, pois na natureza temos muitas variações de tons de acordo com a incidência de luz no objeto.
  • O uso do clareador serve para retardar a secagem da tinta, e também para diluir para a tinta ficar com a tonalidade mais suave.

Cores básicas:
 Amarelo ouro, vermelho escarlate, laranja, branco, preto,  marfim, marrom, amarelo cádmio, amarelo pele, siena natural, violeta cobalto,  azul marinho, verde oliva, púrpura, sépia,  vinho,  caramelo, verde pistache, ocre ouro, cinza lunar, vermelho tomate.


Pincéis Condor:

Tradicionalmente, os pincéis utilizados para pintura de tecido eram os da linha de cabo amarelo com destaque para a Ref. 456, com cerdas de orelha de porco – mais firmes, mas que se não fossem lixados e aparados não ofereciam muita precisão nas pinceladas. Com o tempo, surgiram os pincéis lixados e aparados de fábrica, como a referência 454 – que já vem pronto para o uso!
Além da linha amarela, a Condor criou a linha sintética exclusiva para tecido, de cabo laranjaEla oferece a firmeza dos pincéis da linha amarela, com uma precisão muito maior, facilitando o preenchimento e o acabamento das pinturas. Além disso, essa linha também conta com mais formatos, como o chanfrado e o faca, que auxiliam na pintura de contornos, sombreados e degradês.
 324-10, formato chato, para preenchimento;
-325-6, redondo, para preenchimento e contornos;
- 326-8, língua de gato;
- 327-10, chato chanfrado, para sombreamento;
- 328-2, formato leque;
- 347-12, formato faca, para preenchimentos precisos e contornos.
 É uma otima opção de pincel para pintura de tecido, e eles também são ótimos para tela!
 Use álcool gel , para limpar seus pincéis quando ficarem duros , ou com resíduos de tinta , você notará que eles ficarão bem limpos e macios novamente.
Crisma Hoje



















Crisma Hoje
 Craquelê.

Termo utilizado para definir pequenas trincas que se formam em algumas pinturas.
      Esta técnica trata-se de um efeito especial, conferido a objetos e móveis, que deixam-nos com uma aparência de trinca “quebrada”.
      Esta é uma das técnicas mais bonitas para envelhecer objetos, dente eles: Madeira, Vidro,Porcelana, Cerâmica, metal, gesso, etc dá um ar de antiguidade e luxo.
     Veja abaixo lindas peças em craquelê em vários estilos e várias peças diferentes.
      
 Peças em Craquelê.